Brusquenses reclamam de irregularidades na Copa Brasil Sul
O departamento jurídico da Associação Desportiva Brusque (ADBrusque/FME/Unifebe), filiada à Federação Catarinense de Basquete, deu entrada junto ao Tribunal de Justiça Desportiva da Confederação Brasileira de Basquete com uma ação reclamatória contra duas equipes gaúchas que participaram da Copa Brasil Sul.
O recurso sugere que os auditores do TJD verifiquem a condição de jogo de oito atletas, sendo quatro da Sogipa e os demais do Caxias do Sul Basquete. As análises serão fundamentadas através das súmulas das partidas realizadas durante a competição, bem como o trâmite das transferências de jogadores entre federações.
O time vice-campeão catarinense disputou até 5 de dezembro a Copa Brasil Sul, na esperança de conquistar uma de duas vagas à Super Copa Brasil, que acontecerá de 18 a 24 de abril do ano que vem. Brusque terminou a participação em quarto lugar, tendo vencido o Campo Mourão (PR), campeão da disputa, sendo as derrotas para o Caxias do Sul e o Sogipa.
"Fizemos quase o impossível para disputar essa competição, atendendo rigorosamente todos os dispositivos legais. Nossa iniciativa tem, também, na essência, a moralização da disputa e o respeito a quem participou regularmente do torneio", comentou José Eurico de Oliveira, presidente da ADBrusque.
A procuradoria do TJD/CBB deve se manifestar sobre a fundamentação do recurso até segunda-feira (20), quando então oferecerá denúncia às equipes em questão ou pedir o arquivamento do processo. Se comprovadas as irregularidades, o processo entra em pauta de julgamento na semana seguinte.